{Paleo | Sem Glúten | Sem açúcar refinado | Sem leite nem derivados}
Magret de Pato… Nome chique né? É apenas peito de pato frito na própria gordura!!! E é super fácil e rápido de fazer.
Este magret é acompanhado com o molho mais equilibrado a nível de sabores que já fiz… e como tal não poderia deixar de partilhar! O molho é uma redução de vinho do Porto com cebola roxa, sementes de funcho e canela do Ceilão.
Se usar canela normal não adicione tanto como nesta receita, pois a canela do Ceilão (canela verdadeira) tem um sabor mais suave.
A nível de confeção, os tempos na frigideira podem variar conforme o gosto pessoal e o tipo de fogão que estiver a usar (a gás, vitrocerâmica…). Como não gosto de carne mal passada faço 10 min do lado da pele e 5 do outro. Mas o normal será fazer 7-8 min do lado da pele e 3-5 do outro lado.
Quanto ao acompanhamento fiz as batatas-doces silvestres sem a mostarda caseira e com flor de sal a gosto.
Bem… fica tãooo bommm!
Ah mais uma dica, geralmente aproveito para comprar pato inteiro quando está em promoção. Utilizo os peitos de pato para esta receita no dia da compra (pois não se deve congelar a carne para o magret). E o restante pato congelo para depois fazer arroz de pato.
Ingredientes:
- 2 peitos de Pato;
- 1 colher de chá de Sementes de Funcho;
- Meia colher de chá de Canela do Ceilão;
- 1 Cebola Roxa picada;
- Flor de Sal a gosto;
- 1 Cálice de Vinho do Porto.
Acompanhamento:
Esta receita rende para 3 pessoas.
Preparação
Se fizer as batatas-doces silvestres, coloque-as logo a assar bem antes de começar a fazer o pato (levam cerca de 60 min a assar a 180ºC no forno – dependendo da quantidade que faça). Faça logo o tempero das batatas para dar tempo da cebola perder a acidez.
Faça cortes em xadrês na pele do pato sem cortar a carne (Isto vai fazer com que o calor chegue à carne e com que a gordura solte de forma mais fácil). Use a melhor faca que tiver, pois a pele é um bocado difícil de cortar.
Coloque os peitos de pato com a pele para baixo num frigideira fria. Acenda a boca do fogão para baixo/médio e conte 10 min. Com uma colher, vá retirando a gordura do pato para uma malga (assim a pele ficará crocante/torrada).
Passados os 10 min, vire para o outro lado e deixe cozinhar por mais 5 min.
Retire da frigideira e coloque num prato com a pele virada para cima a descansar (convém fazer este passo pois se abrir logo, os sucos da carne vão ficar todos no prato).
Na mesma frigideira, coloque a gordura do pato e junte as sementes de funcho e a canela. A seguir adicione a cebola e a flor de sal. Quando a cebola ficar translúcida, coloque os sucos da carne em descanso e o vinho do Porto e deixe reduzir.
Fatie o peito de pato e está na hora de empratar.
Disponha o molho no prato, por cima o pato fatiado e ao lado as batatas-doces silvestres.
Bom apetite!
Até à próxima receita. Beijinhos Lígia
Para acompanhar as receitas pode
fazer Like no Facebook
Subscrever o canal do Youtube
ou Seguir no Instagram
Do you want to read the recipe in your language? Choose your language in widget tradutor on your right
Thank you so much. xx Lígia