Leite de Côco: como abrir, fazer o leite, guardar e muitas dicas

{ Low Carb / Keto (Dieta Cetogénica) / Paleo / Sem Glúten e Sem Açúcar Refinado / Sem laticínios nem derivados / Ovolactovegetariano / Alimentação Viva / Vegano }

O leite de côco é super nutritivo e o substituto ideal para o leite de origem animal.porque-o-leite-e-prejudicial-toda-a-informacao

 

Para saber o porquê do leite animal ser de evitar clique na imagem à direita para ler o artigo.

 

Voltando ao leite de côco…

As vantagens de fazer o próprio leite de côco são muitas: é mais económico, é fácil de fazer, fica-se com a polpa de côco para usar em bolos e o leite é de maior qualidade que os comprados (os comprados têm só 2% de côco e estão cheios de espessantes e aromatizantes). E diga-se de passagem que é o leite vegetal que mais gosto 😍.

Leite de Côco - como abrir e fazer o leite - Coconut Milk - how to open and milk it zoom

Como escolher um côco fresco? Onde Guardar? Qual o cheiro de um Côco?

Qual escolher: Escolha um côco com bom aspeto, sem rachas e com bastante água (sacuda o côco para sentir se tem água, pois se não tiver é porque já está estragado). Desta forma a probabilidade do côco estar bom é muito maior.

Onde Guardar enquanto não o abrir: Assim que chegar a casa, retire-o do saco de plástico. Se deixar um côco num saco de plástico, ele vai estragar super rápido. Depois guarde no frigorífico PT ou Geladeira BR.

Como abrir o Côco: há várias opções, de entre elas utilizei apenas duas que geram menos sujidade:
Reserve uma toalha de tecido turco só para partir côcos.
* Rolo de Cozinha em madeira – já não utilizo esta técnica: Enrole o côco num pano de tecido turco. Bata com um rolo de madeira ou martelo (é melhor fazê-lo sobre uma superfície que seja resistente como um tanque de cimento resistente ou chão de cimento) até o côco estar aberto.
* Martelo – é a técnica que utilizo e a mais fácil: Coloque um pano turco sobre uma área de chão sem mosaicos e bata com o martelo em toda a superfície do côco. Chega a uma altura que a casca quebra. Geralmente este método tende a descolar a copra do côco, facilitando a sua retirada da casaca. Para ver este método sem colocar o côco no chão clique aqui.

Abriu e não vai usar todo: Se abrir um côco e não o utilizar logo, guarde no frigorífico num recipiente fechado (vai secar, mas não vai estragar assim tão fácil), caso contrário em uma noite fica estragado com manchas cor-de-rosa.
* Se for fazer o leite com um côco que tenha estado guardado aberto e já esteja muito seco e duro, corte aos bocadinho pequenos e aqueça a água com os pedacinhos de côco. Tal vai hidratar o côco e fazer soltar mais rapidamente a gordura do côco.

Cheiro: Ao abrir o côco, ele deve ter cheiro neutro ou pelo menos cheiro a côco, deve ser branco e com uma pele castanha sem zonas moles. Se o côco tiver cheiro a detergente (do estilo cif ou cif limão) está estragado. Às vezes o côco tem zonas estragadas, mas outras ainda aproveitáveis, nesse caso vá cheirando e descartando as zonas estragadas (as zonas boas não têm cheiro).

É necessário retirar a pele castanha?

Não. Gosto de retirar a parte castanha da copra, pois o côco às vezes parece fresco mas depois tem uns pontos amarelados debaixo da parte castanha, os quais devem ser tirados para não dar mau sabor, pois já são zonas a quererem ficar estragadas. Se vir que a copra está toda boa não precisa descascá-la.

Dá para congelar o Leite de Côco?

Sim o Leite de Côco caseiro, tal como os outros leites vegetais, pode ser congelado.

Tempos de Duração dos Leites Vegetais

Frigorífico: 3 dias

Congelador:

  • 0 a -5ºC 10 dias
  • -5 a -10ºC 20 dias
  • -10 a -18ºC 30 dias
  • Temperaturas inferiores a -18ºC 90 dias

Onde congelar:

Para congelar pode usar:
– um saco de plástico;
– cuvetes de gelo, sendo que assim que o leite congelar, deverá retirar da cuvete e guardar num saco de congelação para não estar a apanhar o ar do congelador;
– Garrafa de vidro cheia até 3/4, pois ao congelar o leite expande um pouco.

Para descongelar o leite da garrafa basta colocar no frigorífico. Ao ficar líquido, é só agitar porque durante a congelação o leite vai separar, ficando o soro em baixo e a nata do côco em cima.

Curiosidades sobre o Côco

O côco seco é apenas a versão madura do côco verde. À medida que vai amadurecendo a copra inicialmente mole e gelatinosa vai aumentando e endurecendo, a água vai reduzindo e a casca dura vai-se formando. A camada branca do côco verde, inicalmente grossa e densa vai secando, tornando-se castanha, seca e fibrosa. Essas fibras geralmente são utilizadas em utensílios, etc.

Formato dos côcos: Geralmente côcos:
* mais redondos têm mais água e menos copra
* mais ovais têm mais copra e menos água.
Os côcos ovais tendem a ser côcos que ficaram mais tempo no coqueiro e foram adquirindo esse formato por amadurecerem pendurados, devido à força da gravidade.

Ingredientes:

  • 1 côco seco;
  • 1 litro de água morna (no máx. 1,25 lt) – se quiser um leite mais denso junte apenas 750ml de água ou até menos.

Preparação

Passe o côco por água e com um saca-rolhas abra um dos 3 sulcos do côco (só um dá para abrir). Após aberto, verta a água do côco para um copo (pode beber essa água ou adicioná-la ao leite de côco).

Abra o côco com uma das técnicas acima indicadas.

Cuidadosamente, com a ajuda de uma faca, descole a copra da casca. Retire a parte castanha, corte a copra aos pedaços e coloque-a no liquidificador com o litro de água morna.
Depois de triturado, coe com um coador pequeno ou com um saco de pano para dentro de um jarro ou taça.

Às vezes quando o côco tem copra muito dura, coo uma parte do leite (reservo esse leite e devolvo o resíduo ao liquidificador, onde está o restante leite ainda por coar) e volto a triturar tudo para extrair o máximo do côco.

E está pronto a beber!

Dica de Como usar um saco de pano para coar leites vegetais.

O que fazer às sobras?

Normalmente é feita farinha, desidratando as sobras no desidratador, no forno ou numa frigideira. Para a farinha ficar mais fininha, após desidratar volta-se a triturar. Eu não me adaptei muito bem ao método de secagem no forno ou frigideira, pois apesar das sobras parecerem bem desidratadas, acabavam sempre por ganhar bolor…
Então passei a guardar o côco triturado no frigorífico, coberto com um papel de cozinha (dura cerca de uma semana à vontade).

Receitas

* com leite de côco:

* com as sobras do leite de côco:

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:

Leite de Sementes de Melancia – Benefícios da Melancia, Dicas e outras receitas

O melhor Queijo Vegetal Fermentado

O verdadeiro Suco Verde!

 

Recipe in English The coconut milk is super nutritious and the ideal substitute for cow’s milk or goat’s milk. The advantages of homemade coconut milk are many: it´s cheaper, it’s easy to do, you get coconut pulp to use in cakes and the milk has higher quality than those bought (the purchased ones have only 2% coconut and are full of thickeners and flavoring agents). And by the way the coconut milk is my favourite vegetable milk 🙂.

Ingredients:

  • 1 dry coconut;
  • 1 liter of warm water (max. 1,25 lt)

Preparation

Pass the coconut by water. With a corkscrew open one of the three pores of coconut (only one can be opened). Once opened, pour the coconut water into a glass (you can drink this water or add it to the coconut milk).
Wrap the coconut in a turkish fabric cloth (choose a cloth to use only with coconuts). Beat with a wooden roller (it’s better to do it on a resistant surface) to open the coconut.
Cautiously, with the aid of a knife remove the copra from the shell. Peel the brown part with a sharp knife and cut the copra into pieces. Put the coconut pieces into a blender with the warm water and blend well.
Pour though a small strainer into a jar.
Store in the fridge  (it lasts 2 to 3 days).

Notes:
* I like to remove the brown part of copra, because sometimes the coconut looks fresh but has  yellow spots under the brown part, which must be taken to avoid bad taste.
* Store the leftover coconut pulp in the fridge, covered with a kitchen paper (it lasts about a week).

💡If you want to read more information about how to choose a coconut, how it smells when open, how to store: Choose your language in widget tradutor on your right to translate the text above written in portuguese 🌍
Thank you so much. xx Lígia 😘

4 thoughts on “Leite de Côco: como abrir, fazer o leite, guardar e muitas dicas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s