Soap Nuts – Limpeza Ancestral

Soap Nuts ou Nozes Saponárias são as bagas secas da árvore Sapindus Mukorossi. Também conhecidas como Reetha em hindu, são utilizadas no Nepal e na Índia desde tempos ancestrais.

Superadas as reticências iniciais, do lavar a roupa com bagas?? E isso limpa? E desinfeta?  Acabei por pesquisar mais e experimentar.
Inicialmente utilizei o saco, mas com o tempo passei a fazer o líquido das Soap Nuts. E se com o saco, já tinha ficado contente, com o líquido virei fã por a limpeza ser mais eficiente e gentil.
Claro que as nódoas localizadas têm de levar um pré-tratamento, mas isso não ocupa muito tempo.

Nozes Saponárias - Limpeza Ancestral

Do que nos livramos?

Os detergentes e amaciadores convencionais são coloridas amálgamas de químicos tóxicos que sorrateiramente afetam a saúde e o ambiente. Os resíduos que ficam nas roupas são absorvidos pela pele, entram na corrente sanguínea e vão desregulando o organismo. Já a água descartada da lavagem terá a sua quota-parte no desequilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Fenóis, Abrilhantadores, Fosfatos, EDTA, Fragrâncias artificiais, Sulfatos, entre outros. Uns são cancerígenos, outros alergénicos e demasiados não são biodegradáveis.

Como Funcionam?

As Soap Nuts têm saponina, a qual é usada na produção dos detergentes da roupa (porém, a estes são adicionadas as tais substâncias químicas).
A saponina libertada quebra a tensão superficial da água e penetra nas fibras dos tecidos, onde liberta as nódoas, deixando-as em suspensão na água.
Por a saponina abrir as fibras do tecido e não deixar resíduos como os detergentes convencionais, não requer a utilização de qualquer amaciador.
São ideais para bébés e pessoas com pele sensível, eczema, psoríase e alergias.
Quando esgotadas podem ser colocadas nos canteiros, funcionando como adubo.

Propriedades?

São bactericidas, conseguindo eliminar diferentes tipos de patógenos como e-coli, fungos, bolor negro, salmonela e estafilococo.

Onde está a espuma?

Soap Nuts não fazem espuma durante a lavagem.
Estamos tão habituados a ver a tombola a rodar e a espuma a aparecer que inicialmente é estranha a sua ausência.
Porém, espuma não significa limpeza. Mas, como a nível psicológico as pessoas gostam de ver algo acontecer, as empresas de detergentes adicionam químicos para tal, a fim de satisfazer os clientes.

A espuma são moléculas de sabão Moléculas de sabãoprendendo ar em bolhas esféricas. Desta maneira, uma bolha de sabão é uma fina camada de água ensanduichada entre moléculas de sabão. Não interessa a forma inicial da bolha, pois todas ficam na forma esférica por ser o formato com menor área de superfície e que requer menor quantidade de energia para se formar.

Além disso, diferentes tipos de sabão fazem diferentes tipos de bolhas, bem como a dureza ou temperatura da água também as influenciam.

Assim, as bolhas mostram o quão atraídas as moléculas de sabão estão pela água e não o quanto atraídas estão pela sujidade.
As moléculas de sabão têm dois polos como os ímans, um é atraído para a água (e foge da sujidade) e o outro é atraído para a sujidade (e foge da água). O polo que é atraído para a sujidade funciona quando a molécula está na água, aí agarra-se à nódoa e retira-a da roupa.
Em suma, o sabão na água e não nas bolhas é que faz a limpeza.

Curiosidade 1: A limpeza nas máquinas da roupa de alta eficiência que consomem menos água, reside na agitação e fricção das roupas umas contra as outras. Logo a existência de muita espuma entre as roupas vai implicar uma menor limpeza.
Curiosidade 2: Se quiser comprovar a capacidade potencial de espuma das Soap Nuts, basta colocar 100ml de líquido no liquidificador ou robot de cozinha e ligar durante uns minutos. Verá o líquido a transformar-se numa espuma fofa (há quem utilize esta espuma como champô para animais de estimação).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s